Fé, religião e espiritualidade não são sinônimos. Mas todos esses conceitos podem ajudar ou, em certos contextos, até atrapalhar na prevenção e no tratamento contra o câncer.
Então o que podemos fazer para alinhar essas questões de modo a beneficiar a mente e o corpo? Quem ajuda a responder essas questões foi o oncologista Felipe Moraes. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, ele pontua que a espiritualidade pode dar conforto e autonomia, assim como trazer a sensação de culpa frente a uma doença como o câncer.
Ao longo da conversa, Moraes aborda inclusive a interação entre os tratamentos convencionais e as práticas alternativas e espirituais que visam combater doenças. Até que ponto um complementa ou atravanca o outro?
O vídeo foi gravado originalmente ao vivo no Facebook e contou com a participação dos leitores e internautas. Como participar? Basta ficar de olho nas nossas redes sociais e mandar suas perguntas!
Caso isso não seja possível, fique tranquilo. Todos os vídeos depois são publicados na TV SAÚDE.
O elo entre espiritualidade, câncer e saúde publicado primeiro em https://saude.abril.com.br/bem-estar
Nenhum comentário:
Postar um comentário