O pão italiano conta com uma casquinha crocante e um interior macio, além disso, seu sabor é levemente azedo. É comum que seu formato seja redondo ou até mesmo alongado, parecido com uma baguete. Ele pode ser feito com ou sem sova, mas, na segunda opção, o tempo de fermentação é um pouco maior.
Seu uso é muito comum para o preparo de bruschettas, mas ele é bem versátil, já que também pode ser recheado com sopas e até mesmo fondues. O pão italiano fica gostoso até puro com manteiga!
Se você quer aprender a fazer essa delícia em casa, basta conferir a lista abaixo:
1. Pão italiano com fermentação natural
Para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de farinha de trigo, fermento natural, água morna, azeite e sal. Primeiro, é preciso misturar o fermento, a farinha, a água e o azeite. Depois, basta sovar a massa por aproximadamente 20 minutos. Ela deve crescer por 1h30 para então ser moldada e descansar por mais 6 horas antes de ir ao forno. O processo é demorado, mas o resultado é tão saboroso, que cada minuto de espera compensa.
O preparo dessa receita começa com a mistura de farinha de trigo, sal e fermento biológico seco. Depois, é preciso acrescentar água aos poucos e mexer tudo até que a massa fique homogênea. Então, espere-a dobrar de tamanho. O próximo passo é moldar o pão e esperar mais 40 minutos. A última etapa é levar ao forno para assar em uma forma coberta com papel manteiga e untada com azeite.
Nessa receita, é preciso misturar farinha de trigo, fermento biológico seco e sal em uma tigela. Depois, basta acrescentar toda a água e mexer com uma espátula até que a massa fique homogênea, então, ela precisa descansar por, no mínimo, 12 horas antes de o pão ser moldado e ir ao forno.
Essa é uma receita de pão italiano em que a massa pode ser feita tanto em uma máquina de pão, quanto na mão. Aqui, depois que todos os ingredientes são misturados, o tempo de espera é de 2 horas. A grande diferença é que a massa é assada em uma panela tampada, por isso, o tempo de forno é de aproximadamente 20 minutos. Para quem não quer esperar muitas horas, essa opção pode ser uma boa pedida.
5. Pão italiano para sanduíche
Nessa receita, além de aprender a preparar um pão italiano delicioso para ser usado para sanduíches, você ainda confere dicas de congelamento, o que é ótimo para aquele momento em que a fome aperta, mas você não quer passar muito tempo na cozinha.
Essa é uma receita de pão italiano doce, por isso, ela é bem diferente das outras opções da lista. Aqui, é necessária uma grande quantidade de ovos, o que resulta em uma massa bem fofa, com mais ar por dentro, o que faz com que ela também cresça mais e não necessite de uma grande quantidade de farinha de trigo. O resultado é um pão bem leve e suavemente adocicado.
Essa é uma receita integral! Além disso, se você acha a casca do pão italiano muito dura, aqui, você pode conferir dicas para que ela fique mais macia. Mas, caso você queira uma versão integral tradicional, também é possível aprender como fazer em casa.
Que tal deixar a farinha de trigo de lado no preparo do seu pão italiano e dar lugar para a semolina? Essa é a proposta desta receita, que conta com um preparo bem demorado, já que a massa deve descansar por 8 horas, mas que fica com um gostinho incrível.
Essa é uma receita de pão italiano em que a massa é temperada com queijo parmesão ralado, salsa picada, cebola e alho em flocos e manjericão. Para quem gosta de um pão com um sabor extra, essa pode ser uma boa pedida para testar em casa.
Para dar um gostinho extra ao pão italiano, a sugestão dessa receita é usar um mix de temperos desidratados, salsa, cebola e alho. Para testar essa opção em casa, é preciso ter uma máquina de pão, o que faz com que o modo de preparo não seja tão demorado.
O pão italiano é muito versátil, já que combina com os mais variados pratos e também fica uma delícia apenas com um pouco de manteiga. Se você adora esse tipo de alimento, ainda pode conferir receitas de pães caseiros variados para testar na sua cozinha.
O post 10 receitas de pão italiano para quem gosta de opções caseiras apareceu primeiro em Receiteria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário